terça-feira, 16 de junho de 2009

Árvore da Vida



Árvore da Vida

Artigos - Mistérios da Cabalá
Escrito por Administrator
Seg, 16 de Fevereiro de 2009 17:39

A Árvore da Vida é um diagrama que representa a composição básica de tudo o que existe no Universo.
Abrange todos os planos através dos quais a vida se manifesta, representa a totalidade da realidade.

O nome Etz Chaiym, na verdade, significa Árvore das Vidas. Vida está no plural, pois representa as várias possibilidades de um único ser.

Etz significa “árvore”, mas também “estrutura”.

Portanto, Etz Chaiym pode também ser entendida como “Estrutura das Vidas”.

Assim compreendemos melhor o que ela nos ensina. A Árvore da Vida também é conhecida como “Os 32 Caminhos da Sabedoria”, pois ela traduz 10 virtudes a se desenvolver, 10 dimensões da existência. Vivenciadas de acordo com 22 características possíveis.

Estas 10 dimensões, representam os 10 níveis da realidade, que estão acontecendo ao mesmo tempo e os 10 níveis da alma do ser humano. Estas 10 possibilidades são estudadas pelo nome de S'fiyrot e as 22 características, dentro de cada uma das S'fiyrot são representadas pelas especificações espirituais das 22 letras do alfabeto hebraico. As letras hebraicas são os cabos de transmissão do Shefaa (fluxo de Luz Espiritual). Em cada dimensão que a Luz passa, ela pode se manifestar de 22 formas diferentes.

Cada dimensão é uma manifestação de um atributo da Luz. Estas dimensões são distribuídas em 4 planos:

OLAM HA ASSIYAH - PLANO DA AÇÃO- Corresponde à Mal'khut (o mundo físico e material).

OLAM HA Y'TZIYRAH - PLANO DA FORMAÇÃO- Corresponde a Y'sod (fundamento), Hod (Glória), Netzach (Imortalidade), Tif'eret (beleza), G'vurah (desejo de receber) e Chessed (desejo de compartilhar). Formam o mundo das emoções.

OLAM HA B'RIYAH - PLANO DA CRIAÇÃO- Corresponde à Biynah (entendimento).

OLAM HA ATZIYLUT - PLANO DA EMANAÇÃO- Corresponde a Chokh'mah (sabedoria) e Keter (coroa).



A Cabala e o mundo atual

Não precisamos fazer muito esforço para perceber que há algo muito errado no mundo. Guerras, desequilíbrio climático e desastres nos arrebatam constantemente. O que precisamos entender é que o mundo todo está em conflito, não pelas diferenças culturais ou ideológicas, mas porque esse conflito esta dentro de nós. Nosso desequilíbrio emocional, a falta de coerência entre nossas ações e pensamentos, faz de nós indivíduos em permanente contradição. Todo o universo se sustenta através do princípio de inter-inclusão, ou seja, o universo se desenvolve a partir de reações em cadeia. Portanto, o que percebemos como uma realidade em desarmonia é o reflexo de nosso interior, somos o foco de emanação e origem desse desequilíbrio.

Quando compreendemos essa relação, descobrimos qual é o verdadeiro propósito da existência.
Se quisermos mudar o mundo, precisamos mudar nosso interior, precisamos remover o conflito de dentro de nós. Para isso, primeiro precisamos mudar nossa consciência e ao fazê-lo nossa vida terá mais sentido.

Gabriel Shamai

Academia de Cabalá

http://www.academiadecabala.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário