sexta-feira, 21 de agosto de 2009

A antimatéria


A Experiência “Big Bang”



O maior organismo de investigação científica do mundo – o Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire (CERN) – sedeado na Suiça, conseguiu recentemente produzir as primeiras partículas de antimatéria. A antimatéria é idêntica à matéria física, só que constituída por partículas cujas cargas eléctricas são opostas às que encontramos na matéria normal.

A antimatéria é a mais poderosa fonte de energia conhecida do homem. (…)

A antimatéria é altamente instável. (…)

Até há muito pouco tempo, só tinha sido possível criar antimatéria em pequeníssimas quantidades (uns poucos átomos de cada vez). Mas o CERN acaba de inaugurar uma nova era com o seu Desacelerador de Antiprotões – uma unidade de produção de antimatéria que promete criá-la em maior quantidade.”

Dan Brown, Anjos e Demónios, Bertrand, 2005

Vem isto a propósito de uma notícia sobre a espantosa experiência do LHC, o novo colisionador de partículas do CERN, o Laboratório Europeu de Física de Partículas situado em Genebra.

Após 14 anos de investigação e planeamento, e oito mil milhões de dólares, o LHC prepara-se para produzir as primeiras colisões de protões agora em Julho, na tentativa de recriação das condições existentes no Universo, logo após o “Big Bang”. Cinco mil físicos de todo o mundo, incluindo 50 portugueses, ” vão tentar encontrar o elo perdido que permitirá esclarecer os enigmas que subsistem sobre o modo como a matéria se organiza no mundo e no Universo. Esse elo perdido é o bosão de Higgs, ou a partícula de Deus, como já lhe chamaram.”




Ao recriar os primeiros segundos de vida do Universo, os investigadores vão tentar desvendar a forma como a matéria se organizou a partir daquele momento.

Esta extraordinária experiência, contudo, não está isenta de desconfiança sobre hipotéticas consequências trágicas que a manipulação de matéria instável e a incrível libertação de energia poderão provocar: desde o aparecimento de buracos negros no próprio colisionador e consequências daí resultantes, até à criação de um buraco negro monstruoso que devoraria a própria terra!




Na Física de partículas e na Química quântica, a antimatéria é a extensão do conceito de antipartícula da matéria, por meio de que a antimatéria é composta de antipartículas da mesma maneira que matéria normal está composta das partículas.

Por exemplo, um anti-elétron (um pósitron, elétron com carga positiva) e um antipróton (um próton com carga negativa) poderiam dar forma a um átomo de anti-hidrogênio da mesma maneira que um elétron e um próton dão forma a um átomo normal do hidrogênio da matéria.

Além disso, a mistura da matéria e da antimatéria conduziria ao aniquilamento de ambos, da mesma maneira que a mistura das antipartículas e das partículas, criando assim fotões de grande energia (raios gamma) e outros pares de partículas e antipartículas. As partículas que resultam do aniquilamento matéria-antimatéria são dotadas de energia igual à diferença entre a massa do descanso dos produtos do aniquilamento e a massa do descanso do par original da matéria-antimatéria, que é sempre grande.

Há uma especulação considerável na ciência e na ficção científica a respeito de por que o universo observado parece ser constituído inteiramente de matéria. Especula-se a respeito de outros lugares possivelmente constituídos apenas por antimatéria. Atualmente, a assimetria aparente entre matéria e antimatéria é um dos maiores problemas sem solução da física. Os possíveis processos pelo que ocorreu são explorados mais detalhadamente no bariogênese.

Em 1995, foram produzidos antiátomos de hidrogênio, assim como núcleos de antideutério, criados a partir de um antiprotão e um antineutrão. Porém, não houve sucesso na obtenção de antimatéria de maior complexidade.

A antimatéria cria-se no universo como resultado da colisão entre partículas de alta energia, como ocorre no centro das galáxias, entretanto, não se tem detectado nenhum tipo de antimatéria como resíduo do Big Bang, coisa que ocorre com a matéria normal. A desigual distribuição entre a matéria e a antimatéria no universo tem sido, durante muito tempo, um mistério. A solução mais provável reside em certa assimetria nas propriedades dos mesões-B e suas antipartículas, os antimesões-B [1].

Os positrões e os antiprotões podem ser armazenados num dispositivo denominado "armadilha" (Penning trap, em inglês), que usa uma combinação de campos magnéticos e elétricos. Para a criação de armadilhas que retenham átomos completos de anti-hidrogênio foram empregados campos magnéticos muito intensos, assim como temperaturas muito baixas. As primeiras destas armadilhas foram desenvolvidas pelos projetos ATRAP e ATHENA. O símbolo que se usa para descrever uma antipartícula é o mesmo símbolo da partícula normal, porém com um traço sobre o símbolo. Por exemplo, o antiprotão é simbolizado como: .

As reações entre matéria e antimatéria tem aplicações práticas na medicina como, por exemplo, na tomografia por emissão de positrões (PET).

Introdução
As colisões entre matéria e antimatéria convertem toda a massa possível das partículas em energia. Esta quantidade é muito maior que a energia química ou mesmo a energia nuclear que se podem obter atualmente através de reações químicas ou fissão nuclear. A reação de 1 Kg de antimatéria com 1 Kg de matéria produziria 1.8×1017 J de energia ( segundo a equação E=mc² ). Em contraste, queimar 1 Kg de petróleo produziria 4.2×107 J, e a fusão nuclear de 1 Kg de hidrogênio produziria 2.6×1015 J.

A escassez de antimatéria significa que não existe uma disponibilidade imediata para ser usada como combustível. Gerar somente um antiprotão é imensamente difícil e requer aceleradores de partículas, assim como imensas quantidades de energia (muito maior do que a obtida pelo aniquilamento do antipróton), devido a ineficiência do processo. Os métodos conhecidos para produzir antimatéria também produzem uma quantidade igual de matéria normal, de forma que o limite teórico do processo é a metade da energia administrada se converter em antimatéria. Inversamente, quando a antimatéria é aniquilada com a matéria ordinária, a energia emitida é o dobro da massa de antimatéria, de forma que o armazenamento de energia na forma de antimatéria poderia apresentar (em teoria) uma eficiência de 100%.

Na atualidade, a produção de antimatéria é muito limitada, porém tem aumentado em progressão geométrica desde o descobrimento do primeiro antipróton em 1995. A taxa atual de produção de antimatéria é entre 1 e 10 nanogramas por ano, esperando-se um incremento substancial com as novas instalações do CERN e da Fermilab.

Considerando as partículas mais elementares que se conhecem atualmente: Lépton (Elétron, Elétron-neutrino, Múon, múon-neutrino, Tau e Tau-neutrino), Quarks (Up, Down, Charm, Strange, Top e Bottom) e Bósons (Fótons, Glúons, Bósons vetoriais mediadores e grávitons), podemos dizer que para cada uma delas, existe uma antipartícula, com massa igual porém com carga elétrica e momento magnético inverso. Elas dão origem ao antielétron (chamado também de pósitron), ao antipróton e ao antinêutron - a antimatéria, portanto.


A teoria
A teoria mais aceita para a criação do universo é a do Big Bang que diz que tudo se iniciou numa grande explosão. Nos primeiros instantes o universo não era constituído por matéria, mas sim por energia sob forma de radiação. O universo então passou a expandir-se e, consequentemente, a arrefecer. Pares de partícula-antipartícula eram criados e aniquilados em grande quantidade. Com a queda de temperatura a matéria pôde começar a formar hádrons, assim como a antimatéria a formar antihádrons, pois matéria e antimatéria foram criadas em quantidades iguais. Atualmente, no entanto, parece que vivemos em um universo onde só há matéria. O que aconteceu, então, à antimatéria que foi criada em associação a esta matéria?

Na realidade, já é estranho que o universo exista, pois, quando a matéria e a antimatéria se encontram, o processo inverso da criação ocorre, ou seja, elas anulam-se gerando apenas energia nesse processo. Seria altamente provável, portanto, que logo após terem sido criadas, partículas e antipartículas se anulassem, impedindo que corpos mais complexos como hádrons, átomos, moléculas, minerais e seres vivos pudessem formar-se. Acredita-se que esse processo de criação e aniquilação realmente ocorreu para quase toda a matéria criada durante o início da expansão do universo, mas o simples facto de existirmos indica que ao menos uma pequena fração de matéria escapou a esse extermínio precoce.

É possível que algum processo, de origem desconhecida, tenha provocado uma separação entre a matéria e a antimatéria. Neste caso existiriam regiões do universo em que a antimatéria e não a matéria seria mais abundante. Planeiam-se algumas experiências no espaço para procurar essas regiões. No entanto, como até hoje não se conhece um processo capaz de gerar tal separação, a maioria dos cientistas não acredita nessa hipótese.

Por outro lado, existe a possibilidade de que a natureza trate de forma ligeiramente diferente a matéria e a antimatéria. Se isto for verdade, seria possível que uma pequena fração da matéria inicialmente criada tenha sobrevivido e formado o universo conhecido hoje. Há resultados experimentais e teóricos que apontam nesta direção.

Um comentário:

  1. Esse cientistas não pensam que podem criar um buraco negro no planeta e assim poderemos morrer todos. Eles pensam que quando acontecer isso eles podem morrer? Eles morrendo não adinato nada esse esforço deles. Eu acho isso muito arriscado, eles não estavam apenas colocando a vida deles em jogo e sim a vida de toda uma nação.

    ResponderExcluir