segunda-feira, 26 de julho de 2010



UBUNTU

Essa antiga palavra africana significa:

"SOU O QUE SOU PELO QUE NÓS SOMOS"

Arcebispo Desmond Tutu ofereceu uma definição em um livro de 1999:

Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível aos outros, apoia os outros, não se sente ameaçada quando os outros são bons e capazes, para que ele ou ela tem uma auto-confiança que vem de saber que ele ou ela pertence a um todo maior e é diminuído quando outros são humilhados ou diminuídos, quando outros são torturados ou oprimidos.

Arcebispo Desmond Tutu explicou Ubuntu em 2008:

Uma das coisas no nosso país é o Ubuntu - a essência do ser humano. Ubuntu fala especialmente sobre o fato de que você não pode existir como um ser humano de forma isolada. Ela fala sobre nossa interconexão. Você não pode ser humano sozinho, e quando você tem essa qualidade - Ubuntu - que são conhecidos por sua generosidade.
Nós pensamos de nós mesmos muito frequentemente apenas como indivíduos, separados uns dos outros, enquanto você está conectado e que você faz afeta o mundo inteiro. Quando você faz o bem, ela se espalha, é para toda a humanidade.

Louw (1998) sugere que o conceito do Ubuntu define um indivíduo em suas relações com os outros, e salienta a importância do Ubuntu como um conceito religioso. Ele afirma que, embora o Zulu máxima umuntu ngumuntu ngabantu ("uma pessoa é uma pessoa através de (outras) pessoas") pode não ter nenhuma conotação religiosa evidente no contexto da sociedade ocidental, num contexto Africano sugere que a pessoa é tornar-se comportando-se com a humanidade é um antepassado digno de respeito ou veneração. Aqueles que defendem o princípio do Ubuntu no decorrer de suas vidas, na morte, alcançar uma unidade com aqueles que ainda vivem.

Nelson Mandela Ubuntu explicado da seguinte forma:

Um viajante por um país iria parar a uma aldeia e ele não tem que pedir comida ou água. Quando ele pára, as pessoas dão-lhe comida, entretê-lo. Esse é um aspecto do Ubuntu, mas terá vários aspectos. Ubuntu não significa que as pessoas não devem se enriquecer. A questão, portanto, é: Você vai fazê-lo, a fim de permitir que a comunidade em torno de você ser capaz de melhorar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário