
O festival de Vesak é a Lua Cheia de Maio, e ocorre na ocasião em que o Buda faz o seu contacto com a Humanidade.
A representação do Buda como aquele que incorporou o Princípio de Luz e, por causa de sua Iluminação, a humanidade foi capacitada a reconhecer o amor compassivo, que incorpora um princípio ainda maior,” o religare”, é o ponto de luz do divino, ligado ao meu ponto de luz. Este é o ponto que deve nascer na mente, que luz é substância, e o Buda demonstrou a consumação de substância-matéria como meio da Luz e por isso é que tem o título de “O Iluminado”. Ele nos disse que este potencial, a iluminação está a disposição de todos. E como realidade última, ele nos apresenta esta dinâmica que deve ser praticada ...querer é poder....
Como podemos chegar ao” religare”?
Apenas com a possibilidade de reavaliação do nosso sistema de crenças, podemos iniciar o processo de liberação de padrões. Padrões estes que se repetem por infinitas existências, o que os budistas conhecem como contínuo mental. A mudança destes padrões de pensamento/ energia, só tem um objetivo, o de liberar o ser do sofrimento, a que ele mesmo se impõe. Só com a visão clara do seu comportamento e descartando crenças errôneas é que o processo poderá acontecer.
Qual é o objetivo desta conexão? Ele nos torna seres mais compassivos, e nos traz a compreensão de mundo como um todo, um único organismo vivo, em que seus elementos e seres interagem com uma dinâmica que aparentemente é caótica, mas leva a perfeição. Se você não consegue ver Deus no caos, é porque você ainda não conquistou este olhar (esta possibilidade), como sendo o caos parte integrante da perfeição.
Não se pergunte o que Deus pode fazer por você, mas o que você pode fazer por você , e pelo mundo, com suas atitudes e pensamentos. No Vesak abra as suas asas e assuma o seu papel de anjo humano. Você não está nesta existência a passeio, encare a sua responsabilidade para com você, com o outro e com o mundo. Entenda que a existência é ecológica e interdependente. Traga a paz para a sua realidade, isso só depende de você.

O que fazer para iniciar este processo?
Agradeça. Esteja grato por tudo em sua existência: ser quem você é, estar onde está, trabalhar onde trabalha, ter a família que tem, e ter a possibilidade de estar co-criando a sua realidade.
Seja mais amoroso, desenvolva a compaixão (a Bodichita): por você, pelo outro, pelos animais, pela natureza, pelos seres iluminados e pelos que não se apresentam como amigos.
Entenda que como um único organismo, não devemos ter aversões ao que de alguma forma nos pertence. Nossos desafetos também são nossos, assim como nossa sombra, ele deve ser integrado, de forma compassiva.
Neste festival devemos nos conectar com a energia amorosa que existe em nós, e dar uma abertura para que as nossas potencialidades, o nosso insight criativo, se manifestem através desta energia.
Este momento é pura conexão do nosso self com esse organismo maior a que ele pertence, o universo. Devemos trabalhar nesta data tão auspiciosa a nossa conexão com o divino e a abertura de novos canais de comunicação com o mundo. A física quântica nos mostra que temos a nossa disposição uma infinidade de possibilidades. Não esqueça que a nossa mente gera pensamento, que gera sentimento, que gera energia, que gera realidade... Por isso observe bem como está o seu padrão de pensamento.
Este é um momento para dividirmos as nossas experiências e visualizarmos as nossas limitações, para que com isso, possamos nos conectar com o divino que há em nós. Liberando assim nossos padrões de pensamentos negativos ( os que geram Karma negativo) e, abrindo o nosso coração para as várias possibilidades do amor universal, iremos gerar o nosso novo padrão energético.
Convido a todos, independente da religião, filosofia, ou cultura, para esta experiência... espiritualidade é conexão direta, e é você que vai descobrir o seu caminho apenas contemplando a existência. Mas estaremos aqui, se vocês quiserem compartilhar conosco este momento.
Retiro 28/29/30 de Maio
informaçoes (21)3042-4546/9278-9873
A luz que há em mim reconhece e respeita a luz que há em você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário