quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

No que vc pensa? No que vc acredita?

A ciência do observador.

Lendo o livro do físico Amit Goswami, O médico quântico, me dei conta que a física quântica tem muito em comum com a fenomenologia de Hursserl. A visão do observador pode definir as direções dos elétrons, e assim gerar realidade.
O que isso tem haver com fenomenologia? Tudo. Na dialética Noesis e Noema, nós criamos a nossa percepção de realidade, não que isto (realidade) seja o que é real de fato. Mas o que é real de fato não importa, o que importa é o que nós percebemos como verdade.
Se entendemos este processo pela fenomenologia, e acreditamos que não há essência da coisa em si, mas a percepção que cada sujeito tem da coisa, é que faz da coisa o que ela representa em essência.
Com esta base de Husserl, que desenvolveu a idéia no século XIX,voltamos a abordagem do assunto pela física quântica. Os cientistas observam os saltos quânticos (saltos de uma órbita a outra, onde eles desaparecem de uma órbita e reaparecem em qualquer outra órbita) dos elétrons e ao observar, conseguem descobrir que ao ser observado o elétron, muda o seu percurso... O que poderia ser isso? Vontade ? Intencionalidade?
Acredito que o ser humano por força do pensamento ou intenção, pode mudar a sua vibração e criar a sua realidade. Não que isso já não esteja acontecendo. Nós somos co-criadores do nosso universo (realidade) o tempo todo, apenas não o fazemos com consciência.
A física quântica nos dá uma infinidade de possibilidades, as quais reduzimos, pois fomos cerceados pela nossa cultura, pelos nossos pais, etc...Acreditamos que somos vítima da vida, e que não temos nenhuma responsabilidade ao que nos acontece. Isso não é verdade. Tudo que nos acontece é gerado por nós mesmos. Se batemos com o carro, se temos uma doença, se não conseguimos passar em um concurso, não culpe a Deus, ele não tem nada haver com isso. Este é o movimento dos nossos padrões de crenças atuando sobre nós. Todos os dias acordamos e geramos um campo de energia que nos envolve, este padrão sintoniza com situações e pessoas com o mesmo nível de energia. O nosso pensamento, o que acreditamos passa a gerar a nossa realidade. Se temos um padrão de baixa estima, vamos atrair pessoas que reforçarão este padrão. Ou se batemos com o carro, temos que observar com que tipo de sentimento saímos de casa. Se vc é negativista, pessimista, ou tem a sensação de algo de ruim vai acontecer, este algo acaba acontecendo.

Observe o nosso padrão de pensamento no filme “ Você pode curar a sua vida”,
Nos dá uma boa idéia de como isso acontece.




























Nenhum comentário:

Postar um comentário