

Mircea Eliade
(Bucareste, 13 de Março de 1907 — Chicago, 22 de abril de 1986) foi um historiador e romancista romeno naturalizado norte-americano. É um dos mais importantes e influentes historiadores e filósofo das religiões da contemporaneidade.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mircea_Eliade
Pensamento
A despeito de que seu foco de investigações se situe na historia das religiões, Eliade nunca se afastou da formação intelectual de filósofo, mesmo que ele nunca tenha sido um filósofo propriamente dito (existem radicais desacordos sobre o seu pensamento. Alguns vêem como crucial à contribuição para os estudos das religiões, e outros o vêem como um obscurantista cujas propostas normativas são inaceitáveis.
O pensamento de Eliade foi parcialmente influenciado por Rudolf Otto, Gerardus van der Leeuw, Nae Ionescu e a obra da Escola das Tradições. Embora a obra nunca tenha sido subordinada às suas crenças políticas iniciais, a escola de pensamento a qual ele aderiu tinha, de certa maneira, uma afinidade paralela com as preocupações esotéricas do Fascismo (conexões também existentes com a obra do erudito Julius Evola, da Escola das Tradições). Ao mesmo tempo, a Guarda de Ferro esteve à margem do movimento fascista por causa de seu caráter místico - temas peferidos de investigação de Eliade durante as atividades políticas(notavelmente, a preocupação a respeito do culto Zalmoxin e seu suposto monoteísmo). Estas foram as características que mais atraíram Eliade ao Fascismo, ao invés de um padrão íntimo de pensamento que ele tenha seguido por toda a vida (podemos lembrar o caso de D. Hélder Câmara, bispo progressista do clero católico brasileiro, nos anos 1970 e 1980, que também teve uma ligação explícita com o movimento fascista brasileiro chamado de Integralismo).
Mircea Eliade teve decisiva influência em muitos eruditos, por exemplo, Ioan Petru Culianu e, no também romeno Emil Cioran que dedica páginas de uma crítica lúcida e ao mesmo tempo apaixonada por Eliade no seu livro " Exercícios de admiração" publicado no Brasil pela Rocco. Na Romênia, o legado de Eliade no campo da história das religiões se reflete no journal Archaeus (fundado em 1997).
A seção de História da Religião da Universidade de Chicago deve a Mircea Eliade o reconhecimento da vasta contribuição na pesquisa deste tema.
Cosmos e História
Em O mito do eterno retorno (1954), livro que ele tentou sub-intitular como "a filosofia da História", Eliade cria a distinção entre a humanidade religiosa e não-religiosa, com base na percepção do tempo como heterogêneo e homogêneo respectivamente. Esta distinção é muito familiar aos estudantes de Henri Bergson como um elemento de estudo e da análise das filosofias no tempo e espaço. Eliade defende que a percepção do tempo como homogêneo, linear, e irrepetível é uma forma moderna de não-religião da humanidade. O homem arcaico, ou a humanidade religiosa (homo religiosus), em comparação, percebe o tempo como heterogêneo; isto é, divide-o em tempo profano (linear), e tempo sagrado (cíclico e re-atualizável). Por meio de mitos e rituais que permitem o acesso a este tempo sagrado, a humanidade religiosa protege-se contra o terror da história (uma condição de impotência diante os dados históricos registrados no tempo, uma forma de existência aflitiva).
No processo de estabelecimento desta distinção, Eliade não esquece que a humanidade não-religiosa é um fenômeno muito raro. Mitos e illud tempus estão ainda em operação, embora dissimulados no mundo da moderna humanidade, e Eliade claramente olha a tentativa de restringir o tempo real ao tempo histórico linear como um caminho que leva a humanidade ao desespero ou à fé cristã como única salvação. Pois o relativismo, existencialismo e historicismo modernos não são capazes de criar mecanismos para fazer com que a humanidade suporte os sofrimentos causados pela consciência da "história", consciência dos "acontecimentos" sem um sentido trans-histórico escatológico, cíclico ou arquetípico.
Lista de obras
Esta é uma lista breve e incompleta das obras de Mircea Eliade. Para uma bibliografia completa, veja Bryan Rennie, Reconstruindo Eliade.
Cosmos e História: O mito do Eterno Retorno, (1954), Princeton. (Provavelmente a mais crucial e curta aproximação do trabalho de Eliade. Apresenta analise do tempo como heterogêneo para religiosos e homogêneo para não-religioso e seu conceito de o 'terror da história' e a habilidade de 're-atualizar' a religião no tempo.)
Forgerons et Alchimistes - Ferreiros e Alquimistas - Flammarion, 1956 e nova edição revista e aumentada em 1977."Colaborar com a Natureza, ajudá-la a produzir num tempo mais e mais rápida, mudar as modalidades da matéria, eis uma das fontes da ideologia alquímica. Tanto como o fundidor e o ferreiro, o alquimista trabalha sobre uma matéria ao mesmo tempo viva e sagrada; seus trabalhos perseguem a transformação da matéria, seu aperfeiçoamento, sua transformação". "O Autor insistiu sobre as alquimias indiana e chinesa porque são menos conhecidas e sobretudo porque apresentam, de uma forma mais viva, seu carater de técnica ao mesmo tempo experimental e mística." Retirado à contracapa do livro.
Yoga, Imortalidade e Liberdade, (1958), Londres: Routledge & Kegan Paul. (Primeiramente publicado na França como "Yoga: Essai sur l'origine de la mystique Indienne" em 1933, este trabalho informativo e escolástico analisa o yoga como uma concreta busca pela liberdade das limitações humanas)
Ritos e Símbolos de Iniciação (Birth and Rebirth),(1958), Londres: Harvill Press. (A publicação das aulas de Eliade (1956, sobre Haskell) na Universidade de Chicago, 'Padrões de Iniciação'. Sua análise dos temas de iniciação implica na sua ubiqüidade e na estrutura simbólica da morte e do renascer.)
Padrões das Religiões comparativas, (1958), Londres: Sheed & Ward. (Uma tentativa de delinear a morfologia do sagrado. Freqüentemente, criticada por seu enfoque trans-cultural, e aproximação a histórica, Padrões organizados do fenômeno religioso por suas similaridades estruturais a respeito do tempo ou lugar de origem. Uma valiosa fonte de dados a despeito disto)
O Sagrado e o Profano: A natureza da religião,(1959), Londres: Harcourt Brace Jovanovich. (Ele avança para além das idéias de Rudolf Otto's sobre o sagrado - Das Heilige - o sagrado é explicado através de sua relação binária com o profano. O complexo dialético do sagrado e do profano são destacados)
Mitos, Sonhos e Mistérios: O Encontro entre a Fé Contemporânea e as Realidades Arcaicas, (1960), Londres: Harvill Press. (O entendimento de Eliade do mito no mundo moderno, o prestígio das origens míticas, e sua análise do simbolismo da ascensão, do combate, do labirinto, e da luta contra monstros, entre outros.)
Imagens e Símbolos: Estudos sobre o simbolismo da Religão,(1961), Londres: Harvill Press. (Mais sobre simbolismo, particularmente o simbolismo do centro, nós, conchas, e pérolas. Simbolismo e história e alguns reflexões sobre método)
Mito e Realidade, (1964), New York: Harper e Row. (A estrutura dos mitos. Mais sobre o prestígio das origens e a sobrivência dos mitos e os temas míticos do pensamento moderno)
O Xamanismo e as Técnicas Arcaicas do Êxtase, (1964), Londres: Routledge & Kegan Paul. (Um longo trabalho sobre o estudo do Xamanismo, um detalhado e valiosa fonte de informação sobre estes fenômenos.)
Os dois e o Um, (1965), Chicago, IL: University of Chicago Press. (Um importante trabalho sobre a análise da coincidentia oppositorum, a coincidência dos opostos, ou oposição binária na história da idéias religiosas. O Andrógino é explorado como cosmogonia e escatologia, o nascimento e morte do cosmos ou visão do mundo.)
A busca: Historia e significado das Religiões,(1969). Londres: University of Chicago Press. (uma tentativa de fazer um trabalho mais metódico. A busca através dos seus artigos publicados previamente sobre a metodologia de Eliade e seus presupostos e teoremas, incluindo seu 'novo humanismo', sua resposta à busca das 'origens' das religiões.)
A Historia das Religiões, vol. I, DF a idade da pedra à os mistérios do Eleusiniano, (1969). Chicago, IL: Universidade de Chicago Press. (Originalmente projetado como um único volume. Esta foi uma tentativa de dar um entendimento de toda a história das religiões por Eliade em sua perceptiva única. Um trabalho de referência. Muitas das categorias sobrevivem a Eliade neste trabalho maduro: o terror da história, a coincidentia oppositorum, o simbolismo do centro, o hieros gamos ou simbólico casamento celeste.)
A Historia das Idéias Religiões, vol. II, De Gautama Buddha ao triunfo do Cristianismo,(1969), Chicago, IL: University of Chicago Press.
A História das Ideias Religiosas, vol. III, De Muhammad a época das reformas,(1985), Chicago, IL: University of Chicago Press.
Enciclopédia das Religiões (editor-em-chefe),(1987), New York: Macmillan. (17 volumes com artigos sobre todos os aspectos da religião. Atualmente um referência padrão para toda enciclopédia sobre religião.)
MIRCEA ELIADE- EL TIEMPO CICLICO - PARTE 1/3
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